Marketing

6 passos obrigatórios para a embalagem perfeita

Seja você o proprietário de estabelecimentos de alimentação fora do lar, você precisa lidar com uma série de requisitos todos os dias para garantir a qualidade dos alimentos oferecidos aos seus clientes, entre esses requisitos está a embalagem dos produtos oferecidos em seu comércio.

Para muitos estabelecimentos de alimentação fora do lar, a embalagem pode ser o principal apelo de venda, ainda mais quando o serviço de delivery também é oferecido. Uma embalagem bonita, com cores atraentes, que conserve o produto e garanta o aprimoramento da experiência do consumidor com a marca é um verdadeiro termômetro nesse mercado, pois ajuda na percepção positiva ou negativa do próprio produto contido nela.

Antes de criar ou reformular a embalagem do seu estabelecimento de alimentação fora do lar é preciso observar uma série de características que, além de conservar o alimento, proporcione praticidade e uma boa experiência de uso ao cliente. Mas quais são esses requisitos básicos? Vejamos seis!

  1. Praticidade

Embalagens que são difíceis de serem abertas ou que prejudicam o consumidor na hora de comer o alimento certamente somarão pontos negativos para o estabelecimento.

Afinal, ninguém gosta de passar parte do tempo tentando entender como ter acesso à comida – e nem correr o risco de abrir de forma errada e deixar o alimento cair, por exemplo. Então, ao escolher a embalagem dos alimentos, considere como requisito fundamental a praticidade, a facilidade e o prazer da refeição que o cliente terá.

  1. Proteção do alimento

Embalagem boa é aquela que protege a comida de qualquer interferência que o meio pode causar ao produto. Então, adquira embalagens que fecham e lacram muito bem os alimentos (mas que ao mesmo tempo sejam fáceis de serem abertas). Também não se esqueça de escolher um material que seja resistente a líquidos, umidade e que não amasse com facilidade – preservando, desse modo, todas as qualidades que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura e o sabor do alimento.

  1. Tamanho adequado

A embalagem na qual o alimento será servido ou transportado deve ser de tamanho proporcional à porção ou unidades servidas. Embalagem maior do que o necessário fará com que a comida fique solta, se misture ou fique destruída. E se ela for menor, pode causar estragos, vazamentos e desperdício de comida. Considere, portanto, optar por embalagens de vários tamanhos para que cada porção que você serve se adeque melhor ao produto.

  1. Sustentabilidade

Sustentabilidade tem tudo a ver com os pilares da embalagem: proteção, saúde, segurança, economia, redução de desperdício, aumento de vida útil e bem-estar. Nesse sentido, a sua embalagem deve carregar uma responsabilidade também ambiental. O chamado consumo consciente está cada vez mais em vigor na sociedade atual. Isso significa que todos os processos do seu estabelecimento devem ser escolhidos com base nesse consumidor cada vez mais preocupado e atento ao consumo de produtos e serviços que estejam em conformidade com esses valores – incluindo a embalagem. Então, por mais bonita que ela seja, é preciso se pensar em como será descartada e que impacto isso trará ao meio ambiente.

  1. Material ideal

Outro requisito básico para uma embalagem é a escolha do material mais apropriado para conservar o alimento da melhor maneira possível. Se a refeição servida for fria – como é o caso de saladas e sushis – escolha embalagens de plástico que são extremamente higiênicas e cumprem a função de proteger a comida. Se for servir alimentos quentes, como frituras e pizzas, escolha embalagens de isopor que mantém o calor, não deformam a comida com a temperatura e evitam que as pessoas se queimem ao segurar a embalagem.

  1. Apresentação do alimento e identidade da marca

Mesmo que a embalagem não seja a responsável pelas vendas, ela é uma forte aliada na extensão da experiência de marca, e não pode ser negligenciada. Um estabelecimento que já conquistou o público e apresenta uma boa embalagem em seus produtos, certamente tem um quesito a mais no encantamento dos clientes. Também nesse sentido, a embalagem precisa ser aliada na hora da apresentação do alimento, deixando-o apetitoso e com um belo visual – digno das melhores fotos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *