Inovação

Agregue mais valor à sua produção de sorvetes com novos sabores e coberturas

O mercado dos sorvetes está, definitivamente, em alta no Brasil. Sabores diferenciados, novas texturas e novas soluções tecnológicas vem aumentando o diferencial competitivo desse setor – mesmo com alguns desafios a serem enfrentados.

Para falar sobre tendências de novos sabores e coberturas para sorvetes, entrevistamos Marcos Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas.

Quais são os novos desafios desse setor?

O setor de Sorvetes tem um grande desafio de mudar a cultura do brasileiro de relacionar o consumo de sorvete às estações mais quentes e aumentar o consumo per capita que, segundo dados da ABIS, cresceu bastante até 2014, mas caiu fortemente após isso, ficando em torno de 4,8 kg/ano – bem abaixo da média em comparação com o consumo per capita nos EUA, de 17kg/ano, segundo dados de 2012 da agência Mintel.

Por outro lado, a busca de algo inusitado e que cause uma nova experiência ao consumidor será sempre um desafio por parte das indústrias.

Quais são as novas tendências para produção de sorvetes?

Os avanços no mercado de sorvetes estão mais voltados a valor do que a volume. Temos um consumidor mais experimentador e exigente, reflexo de uma tendência que aponta uma preferência por produtos com maior valor agregado.

Quando falamos em tendência de produtos, novos sabores e coberturas para sorvetes, a questão do prazer, indulgência e sabor é o fator mais relevante. Sabores que remetem a sobremesas, texturas cremosas, diferenciadas, com pedaços (crocantes, caldas, frutas), sabores tradicionais que tragam alguma memória afetiva e combinações inusitadas que provoquem novas experiências sensoriais ao consumidor estão em alta no mercado.

Alguns apelos saudáveis e naturais também crescem no mercado mundial. Para atender a este segmento de consumidores que, além de sabor, não abrem mão da saúde e do bem-estar, nosso núcleo de inovação focado em bem-estar desenvolveu a linha Selecta Equilibrium, que conta com ingredientes especiais que permitem que as fabricantes produzam sorvetes, gelatos, sorbets e picolés com maior apelo de saudabilidade.

O portfólio oferece produtos com menos açúcar, sabores mais naturais e que respeitam a questão da intolerância de alguns consumidores a determinados alimentos, algo em que há um grande foco atualmente.

Usamos extratos naturais, que aceleram o metabolismo, ajudam na digestão, são antioxidantes naturais e fornecem vitaminas, colágeno, proteínas e fibras. E todos estes atributos em perfeita combinação com muito sabor.

Este mesmo movimento por produtos com valor agregado tem estimulado a abertura, aqui no Brasil, de gelaterias, que trazem novos sabores e coberturas para sorvetes com mais cremosidade, frescor e novas combinações, que podem ocorrer através de mesclas, toppings, spreads, marmorização, etc.

Falando em gelateria, quais são as tendências dessa área?

Desmistificando e descomplicando a produção de gelatos, o lançamento da Duas Rodas na Fispal 2017, o Gelato Specialitá Ready, vem para atender este segmento e surpreender pela qualidade, praticidade e agilidade. Trata-se de um mix completo que possibilita a produção de gelatos sem a necessidade de balancear calda e manusear uma série de ingredientes.

Os produtos dessa linha são desenvolvidos com ingredientes naturais e possibilitam produzir até 4kg do produto de uma só vez, de forma prática, ágil e mantendo as características deste tipo de sorvete premium, como alta cremosidade e sabores sofisticados, marcantes e diferenciados.

O produto foi pensado para utilização em um equipamento específico, inédito no Brasil, desenvolvido pela Carpigiani, empresa italiana de máquinas para sorvetes.

Quais são esses novos sabores e coberturas para sorvetes?

A linha Specialitá, reconhecida no mercado pelos ingredientes para formulação de gelados de alto valor agregado, apresentou nove lançamentos na Fispal 2017, com novos sabores e coberturas para sorvetes.

As pastas saborizantes da marca, utilizadas para conferir características diferenciadas em sabor e cor aos sorvetes, ganharam quatro novos sabores:

  • Coco;
  • Iogurte Grego;
  • Nocciola (avelã);
  • Fior di Crema.

Já as pastas chocolat, aplicadas em recheios, mesclas e coberturas, inovam com os seguintes sabores:

  • Brigadeiro Artesanalle;
  • Caramelo Salgado;
  • Cookies Cream;
  • Trufa Bianca.

No caso da Selecta, o portfólio foi reforçado com as novidades da linha Algemix de saborizantes em pó, que chegam ao mercado agora nos sabores Churros e Farinha Láctea.

Além disso, a marca também lançou bases semiprontas para o preparo de sorvetes nos sabores Açaí e Dark (chocolate com notas intensas de cacau e chocolate meio amargo, além da tonalidade bem escura).

Vale ainda destacar os lançamentos da marca para a linha de Coberturas Esquimó, produtos utilizados para banho e recheio de picolés, confeitaria, sorvetes de flocos e mesclas: a Esquimó Crunch, com sabores chocolate ao leite, meio amargo e branco, e a Esquimó Supreme, que oferece os mesmos sabores da Crunch, além de morango, chocolate belga e do caramelo.

Há algo sendo desenvolvido para estações mais frias do ano?

Para estas estações, os fabricantes dão preferência a formulações mais ricas em sólidos, proporcionando menos sensação de gelado.

As receitas com incorporações de mesclas com biscoitos e chocolates também agradam e combinam.

Entre novos sabores e coberturas para sorvetes, o Brigadeiro Artesanale, Cookies Cream, Trufa Branca e Caramelo Salgado proporcionam combinações de sabores e texturas apreciadas nas estações mais frias.

O que você achou dos novos sabores e coberturas para sorvetes? Compartilhe as novidades em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *