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É possível fidelizar clientes mesmo com baixo investimento em marketing

É possível fidelizar clientes mesmo com baixo investimento em marketing

Atrair e fidelizar clientes devem ser duas premissas básicas para gerar lucro em qualquer estabelecimento de alimentação fora do lar. Para realizar essas ações, os gestores precisam investir em marketing de atração de novos clientes e fidelização de clientes já existentes.

No entanto, os investimentos em marketing precisam estar adequados à realidade de cada empresa e, sabemos que, normalmente, em estabelecimentos de alimentação fora do lar de pequeno porte o orçamento é baixo para esse tipo de ação. Mas isso não deve ser motivo para ficar parado.

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Isso porque as ações de fidelização, geralmente, são mais baratas do que as campanhas publicitárias na busca de novos clientes, afinal o investimento naquele consumidor que já conhece a qualidade dos serviços irá gerar um marketing naturalmente positivo, visto que ele atrairá amigos e familiares, além de ter o seu próprio ticket médio aumentado ao consumir mais no estabelecimento.

Quer valiosas dicas sobre como fazer o investimento certo para continuar fidelizando clientes mesmo com baixo orçamento? Acompanhe este artigo!

O que significa a fidelização para o ambiente da alimentação fora do lar?

O processo de fidelização é a busca incessante de todo empreendimento (seja qual ramo de atividade for) que tenha como objetivo fazer com que o cliente volte a consumir o produto ou serviço oferecido.

Matheus Lessa, consultor de bares e restaurantes, diz que “apesar da fidelização parecer uma tarefa simples, ela não é nada fácil, já que é cada vez mais crescente o número de opções dentro do ramo”. Se destacar é uma tarefa que demanda empenho, treinamento, vantagens e, principalmente, resultados.

Para convencer um cliente a voltar mais vezes ao estabelecimento, nada melhor do que torná-lo especial. Ao se sentir o tratamento diferenciado, ele se tornará fiel ao que você oferece. “A fidelização mantém o cliente fiel a sua marca e seus valores, satisfazendo suas necessidades e mantendo (e até elevando) o giro e os lucros do seu negócio”, afirma Lessa.

Mas qual é o segredo para fidelizar? Ser competitivo no preço já resolve?

Certamente oferecer um bom preço pode ser uma ótima forma de fidelização, no entanto, não é apenas pelo preço que seu negócio torna-se competitivo, existem várias outras formas de se diferenciar da concorrência.

Para Lessa, a fidelização pode acontecer de várias maneiras. “Um atendimento bem feito, a oferta de um prato exclusivo, um menu variado e até um simples cartão de cortesia após um determinado número de visitas são ótimas opções. O ponto chave para o sucesso da fidelização é a mão dupla”, garante.

A fidelização precisa ser conduzida para que seja prazerosa e vantajosa tanto para o cliente quanto para o gestor do estabelecimento. Ambos precisam ser beneficiados com um bom plano de fidelização.

Além disso, criar ações de marketing utilizando Facebook, Instagram ou e-mail marketing, além de terem custo baixo, são ferramentas poderosas de divulgação para qualquer ação, inclusive para os planos de fidelização.

Programas de fidelidade x pontos para descontos

Certamente tanto os programas de fidelidade quanto os pontos para conseguir descontos são ótimas formas de fidelizar clientes nos estabelecimentos fora do lar. Mas qual é melhor? Qual trás mais vantagens?

É complicado sinalizar qual a melhor ou pior”, diz Lessa, para quem a viabilidade de qualquer fidelização é o estudo de viabilidade, com a possibilidade de parcerias, regulamento, treinamentos, divulgação e prazo pré-definido.

Se todas essas etapas forem muito bem estudas lhe garanto que você encontrará o perfil que melhor se enquadra sua realidade.”

Oferta de combos é uma boa alternativa de fidelização

Os combos são uma ótima alternativa de fidelização. Quem não se sentiria mais inclinado a obter alguma vantagem quando fosse investir em alimentação?

Cada vez mais nos deparamos com ações do tipo: peça quatro chopes e ganhe uma porção de batata frita, ou na compra do hambúrguer super o refrigerante de 500 ml fica por nossa conta”, exemplifica.

Para isso, o co-branding (parceria entre empresas com o mesmo público alvo para um bem comum) pode ser uma ótima opção para alavancar os planos de fidelização e, consequentemente, enfrentar a crise. “Ações como essas podem ser realizadas em parcerias com as cervejarias ou fornecedores de refrigerantes” exemplifica.

Para isso é fundamental estudar os valores de investimento e de retorno das ações de combos ou qualquer outra promoção no seu estabelecimento.

Treinando a equipe: uma forma de fidelização silenciosa e muito eficaz

O treinamento da equipe de atendimento dentro do restaurante é um fator crucial para o sucesso do negócio. Um bom atendimento gera mais gorjetas, menos retrabalho e, claro, o elogio do cliente que tende a voltar. É ou não é um ótimo “programa de fidelização”?

A partir do momento que o seu atendimento é diferenciado dos demais locais, o seu estabelecimento começa a criar de maneira inconsciente um padrão na mente do seu cliente”. Com isso, se torna muito mais difícil para o cliente trocar o certo pelo duvidoso.

Maiores desafios em manter os clientes fidelizados

Qualquer estabelecimento de alimentação fora do lar que atingiu o sucesso só se mantem no alto se tiver um padrão muito forte dentro da sua gestão.

Assim, o grande desafio dos negócios no segmento é manter o padrão de atendimento, pratos, bebidas e ações de marketing que os levarão ao sucesso nessa jornada.

Por isso, ao criar qualquer sistema de fidelidade tenha sempre uma data de início e final de ação, para que não só seja mais valoroso para o seu cliente obter as vantagens desse período, como também que será mais tranquilo manter o padrão de execução. Priorize a  eficiência.

Por fim, sempre tente buscar novos clientes, mas cuide muito bem da fidelização dos clientes já existentes. Eles podem ser ótimos propagandistas do seu negócio.

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