Inovação, Marketing

Embalagens multifuncionais para lanchonetes e padarias

Mais do que facilitar o transporte, as embalagens multifuncionais desempenham importantes tarefas e agregam ainda mais valor aos alimentos! Entenda.

Proprietários de lanchonetes, padarias e dos demais estabelecimentos de alimentação fora do lar sabem o quanto uma boa embalagem pode fazer toda a diferença na experiência de compra do consumidor – além de ser uma boa forma de fixação da marca na mente do cliente, ajudando na atração de novos consumidores.

Mas você sabia que existem as chamadas embalagens multifuncionais e que elas podem agregar ainda mais valor aos seus produtos?

Para nos ajudar a entender melhor sobre esse assunto, o blog entrevistou Antonio Carlos, que é gerente comercial da Pris Food, empresa fabricante de embalagens para food service.

O objetivo das embalagens multifuncionais

“Hoje com a redução de custos em todos os segmentos, muitos clientes procuram diminuir a quantidade de embalagens que usará em seu negócio. Daí entram as embalagens multifuncionais”, explica Antonio Carlos.

Segundo ele, tratam-se de embalagens que acabam sendo utilizadas para diversos produtos e acondicionamentos, como por exemplo:

  • Embalagens que podem sair do freezer e ir direto ao forno ou ao micro-ondas;
  • Embalagens onde pode-se acondicionar diversos tipos de alimentos de uma só vez, como salada fria e lanche quente, ou porção de macarrão, salgados e uma sobremesa como o petit gateau, etc;
  • Embalagens que podem ser utilizadas no dia a dia após o seu uso principal;
  • Embalagens que podem substituir recipientes em louça na hora de servir alimentos no próprio estabelecimento de food service.

“É possível ainda, encontrar embalagens multifuncionais que atendem a todas essas necessidades, embora haja poucos modelos disponíveis”, ressalta o gerente comercial.

São diversas as opções de embalagens multifuncionais: bandejas, boxes de tamanhos variados, embalagens para montagem de kit de alimentos (incluindo bebida), etc. A melhor escolha vai depender, principalmente, do tipo de alimento que você serve em seu estabelecimento.

Quanto aos materiais que podem ser utilizados, é preciso ficar muito atento às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“Nossa empresa, por exemplo, trabalha apenas com papéis cartão próprios para alimentos; de maneira alguma fazemos embalagens com material reciclado, pois além dele ser propício para a transmissão de bactérias aos alimentos, a ANVISA não permite o uso de tal material para ser usado nesse segmento de alimentação”, afirmou.

As vantagens das embalagens multifuncionais para food service

  • Praticidade, tanto para a padaria/lanchonete quanto para seus clientes;
  • Espaço para acondicionar melhor os alimentos, quando comparados com embalagens de isopor e plástico;
  • Diminui a mão-de-obra na cozinha em relação à lavagem de louças;
  • Diminui os gastos com água e produtos de limpeza para a lavagem das louças;
  • As embalagens multifuncionais se alinham muito bem à ideia de uma boa publicidade visual, pois elas também podem ser utilizadas para uma comunicação entre a marca e o cliente.

Mas será que as embalagens funcionais custam mais do que as embalagens comuns? “Nem sempre”, responde Antonio Carlos. O custo total varia de acordo com o modelo escolhido, o tamanho, a finalidade a customização e outros fatores.

Gostou de saber que existem diversas opções de embalagens multifuncionais para o seu estabelecimento de food service? Para ficar por dentro desse tema, clique aqui e acesse todos os nossos posts sobre embalagens aqui no blog da Fispal Food Service!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *