Gestão

Vantagens das instalações prediais de gás para sua cozinha

Estabelecimentos de alimentação fora do lar, por menores que sejam, mas que possuem uma cozinha profissional, precisam de um bom projeto de fornecimento de gás, que esteja dentro das normas de segurança e qualidade.

Mas quais são as vantagens das instalações prediais de gás em comparação com a utilização dos tradicionais botijões? É o que você vai descobrir no post de hoje. Conversamos com Alberto Fossa, diretor executivo da Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações), sobre os cuidados que os empreendedores precisam ter para um fornecimento a gás de segurança. Confira:

Fispal Food Service: Como fazer corretamente uma instalação predial de gás?

Alberto Fossa: A utilização do gás em edificações é, normalmente, bastante segura. No entanto, como se trata de um combustível, a sua utilização merece alguns cuidados.

No Brasil existem normas técnicas que estabelecem os requisitos para instalação das redes internas que conduzem o gás até os pontos de consumo (ABNT NBR 15526) e, para instalação dos aparelhos a gás, como fogões e aquecedores (ABNT NBR 13103).

Como encontrar um profissional certificado para essa instalação?

A Abrinstal promove já há 14 anos o programa Qualinstal, que certifica empresas instaladoras capacitadas a realizar os serviços de instalação de gases combustíveis e aparelhos a gás. É importante que os profissionais que realizam esses procedimentos de instalação sejam adequadamente treinados nessas normas.

Existe alguma inspeção regulamentada a ser feita no estabelecimento?

Não existe ainda no Brasil a regulamentação geral de uma certificação ou inspeção nas instalações de uma edificação. No Rio de Janeiro já existe uma lei que estabelece uma inspeção periódica das instalações, que avalia a conformidade com as normas técnicas e garante que as instalações sejam seguras.

Mas ainda há de se avançar na certificação dos principais produtos e em determinadas funções de mão de obra. Também é desejável que as instalações, mesmo que bem executadas, sejam verificadas em determinados períodos de tempo.

Além disso, levando-se em consideração de que as instalações prediais de gás foram feitas de acordo com as normas de segurança e por profissionais qualificados, existem pelo menos quatro vantagens. Aqui daremos destaque para o gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), pois nem todos os lugares contam com a opção de GN (Gás Natural) nas tubulações:

  1. Não há perda de gás, pois não ocorre a troca de cilindros.
  2. Você controla melhor o consumo, pois cada reservatório está dotado de um indicador de nível. Dessa forma, você consegue programar melhor as compras de gás.
  3. O sistema é fácil de ser instalado, não havendo a necessidade de quebrar calçada ou, ainda, refazer a tubulação para adaptar o sistema para a cozinha.
  4. Os reabastecimentos podem ser automáticos ou programados, de acordo com a solicitação do cliente à empresa fornecedora do gás. Nesse caso, o pagamento também pode ser programado, evitando que o estabelecimento fique sem gás por não ter dinheiro à vista no ato da troca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *