Marketing

Saiba como se cadastrar em sites gratuitos de avaliação

Uma das maneiras de se aproximar de seu público é cadastrar o estabelecimento em sites de avaliação de consumidores. Mais controlados do que os comentários em redes sociais, esses sites permitem interações com clientes e são uma maneira gratuita de gerenciamento da imagem de sua marca. Em uma pesquisa com apenas dois critérios em restaurantes na cidade de São Paulo, o Tripadvisor responde com 35.657 resultados e o Yelp com 21.720, que englobam todas as categorias de estabelecimentos de alimentação.

Ambos possuem filtros por bairro, categorias de preços, acessibilidade para cadeirantes, se o estabelecimento possui wi-fi gratuito, se aceita animais de estimação, entre várias outras possibilidades. É recomendável ler os termos de uso e a política de privacidade no rodapé de ambas as páginas iniciais. Saiba, agora, como se cadastrar.

Yelp 

Entrar na opção “Sobre o Yelp” no final da página inicial. Lá, o quinto item explica que “todo proprietário (ou gerente) pode configurar uma conta gratuita para adicionar fotos e entrar em contato com os seus clientes”. Para adicionar a empresa, o site pede nome e localização. Se não for encontrada automaticamente, selecione “Adicionar sua Empresa”.

O site pedirá: país, nome da empresa, cidade, endereços, telefone, site, horário de funcionamento, categoria de estabelecimento e e-mail para confirmação. E avisa: “A sua página comercial não irá aparecer nos resultados de pesquisa até que essa informação tenha sido confirmada e aprovada pelos nossos moderadores. Uma vez aprovada, você receberá um e-mail com instruções sobre como reivindicar a sua página comercial”.

Tripadvisor 

Na home, o botão avaliação abrirá a opção de criar um perfil do estabelecimento. Preencha as informações gerais: nome oficial, categoria, localização, país, cidade e estado, endereço e CEP. O site avisa: “O TripAdvisor cadastra perfis que sejam locais permanentes de interesse para turistas. Ao verificarmos que uma empresa ou local de interesse está de acordo com nossas diretrizes, nós o adicionamos ao site”. Por isso, é importante ver as “diretrizes para inclusão de perfil”, que possibilitam selecionar o tipo de local no qual se está interessado.

Para se qualificar, os estabelecimentos devem atender a uma série de critérios, por exemplo: “servir comida preparada, estar aberto ao público, estar em funcionamento por 6 meses ao ano no mínimo, estar em um local fixo”, entre vários outros. Food trucks podem ser listado se divulgarem horários e locais online. As solicitações devem incluir um endereço de site válido para confirmação.

Há uma série de restrições indicadas e, assim, não se qualificam: somente serviço de entrega, bufê, chefs particulares, locais para banquete/casamento, restaurantes temporários, bares/pubs que servem apenas aperitivos (pretzels, biscoitos, amendoim etc), locais que servem apenas drinques, locais que vendem apenas comida não preparada, entre várias outras.

Os perfis cadastrados devem ser de restaurantes individuais abertos ao público em geral. É preciso informar a categoria do estabelecimento (tradicional, café ou fast-food), tipo de cozinha, preços e recursos especiais. Esses dados aparecerão na página do seu perfil para ajudar os viajantes a escolher o seu estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *