Gestão

Você oferece sorvetes de qualidade? Inovação quer proteger clientes e produtor

De acordo com a engenheira de alimentos Katherine Helena Oliveira de Matos, uma pesquisa internacional identificou 84 ingredientes utilizados como matéria prima na composição de um hambúrguer simples. E muitos desses produtos vêm de diversos países. “Quantos ingredientes estão na matéria prima dos sorvetes e de onde vêm? ”, provoca Katherine.

Com o comércio de alimentos cada vez mais internacionalizado, é também cada vez maior a necessidade de um sistema de proteção desses alimentos, na opinião da engenheira de alimentos. Uma tendência que tem despontado entre pesquisadores é o conceito de Food defense (“defesa do alimento” em tradução livre) que foca em boas práticas para proteger os alimentos de adulterações intencionais.

Essas alterações, de acordo com Katherine, são um problema de saúde pública, normalmente associadas à fraudes e falsificações que visem ganhos financeiros – como o caso dos leites adulterados com amônia – ou sabotagem causada por algum colaborador insatisfeito com a empresa.

Outra solução disponível é acompanhar os parâmetros de qualidade na cadeia do frio. A também engenheira de alimentos, Caroline Dalla Corte, afirma que sorvete estraga sim, especialmente com o descongelamento e novo congelamento do produto, o que resulta em água no fundo do pote, cristais de gelo sobre o sorvete, esfarelamento, além de alteração de sabor do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *